Header Ads

test

Guia para o Cuidador Domiciliar de Pessoas que Vivem com HIV/Aids


APRESENTAÇÃO

A assistência integral às pessoas vivendo com HIV/aids, o respeito aos seus direitos e a sua dignidade, ao lado das ações de prevenção e do amplo acesso ao tratamento, têm sido os principais motivos do prolongamento da expectativa e da qualidade de vida das pessoas infectadas.

Contudo, mesmo com os avanços tecnológicos da medicina, nem sempre é possível devolver a essas pessoas um nível de qualidade de vida próximo ao que tinham antes da infecção. Em alguns casos, as pessoas podem apresentar condições clínicas adversas, um prognóstico sombrio, marcado por limitações e as mais diversas incapacidades, exigindo cuidados prolongados.

Para garantir a promoção do cuidado integral permanente às pessoas vivendo com HIV/aids, familiares, amigos e cuidadores institucionalizados têm assumido responsabilidades que, até pouco tempo, eram encargo exclusivo dos profissionais de saúde, transformando-se em referências importantes para a equipe de saúde.

Os profissionais de saúde contam com o apoio dos familiares não somente para acompanhar e dar ânimo à pessoa que necessita de cuidados especiais, mas também para ministrar medicamentos, ajudar a observar as manifestações biopsíquicas, os efeitos relacionados com as medicações e informar problemas que requeiram intervenção especializada.

A promoção desses cuidados, principalmente se é feito fora dos serviços de saúde, requer que tanto os profissionais de saúde e, especialmente os cuidadores, que não têm essa formação, apropriem-se de certos conhecimentos de cuidados em saúde, para garantir a realização dos procedimentos adequados.

Buscando proporcionar uma atenção integral às pessoas infectadas pelo HIV que necessitam de cuidados especiais, o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais apresenta este Manual que tem como objetivo esclarecer, de modo simples e ilustrativo, as situações mais comuns com as quais se deparam os cuidadores domiciliares de pessoas que necessitam de atenção especial.

Os temas aqui apresentados são informações adicionais às orientações da equipe de saúde, e não exclui a necessidade do paciente, familiares e cuidadores continuarem com o atendimento e tratamento do serviço de saúde, ao qual está vinculado.

Essas orientações também são úteis para as próprias pessoas que estão recebendo os cuidados, pois, tendo conhecimento de como os procedimentos devem ser realizados, podem colaborar em seu tratamento e torná-lo menos estressante, para si próprios e para os cuidadores.

Visualizar


Nenhum comentário