Header Ads

test

Controle de infecções e a prática odontológica em tempos de AIDS - Manual de condutas




APRESENTAÇÃO

A Coordenação Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids e a Área Técnica de Saúde Bucal do Ministério da Saúde vêm trabalhando em parceria, na perspectiva de atualizar o cirurgião-dentista e a sua equipe para o
tratamento integral das pessoas portadoras do vírus da imunodeficiência humana (HIV), agente infeccioso causador da aids.

A gravidade da doença, as formas de transmissão do vírus e a sua prevenção, e o tratamento odontológico de pacientes HIV-positivos, além da própria dinâmica da epidemia e suas conseqüências psicossocioculturais, exigem do profissional um nível de capacitação e atualização técnica pautado na constante revisão de conhecimentos, atitudes e práticas que envolvam aspectos técnico-científicos e clínicos, ético-profissionais e de cidadania.

Complementarmente à preparação do odontólogo em HIV/aids, também é necessária a formação e orientação de equipes de saúde bucal dedicadas ao atendimento destes pacientes.

Entretanto, uma dedicação especial ao portador do HIV/aids não implica na sua atenção exclusiva, muito menos na elaboração de um manual que o discrimine, em detrimento da assistência a pessoas não-portadoras de doenças infecto-contagiosas. A sua abordagem reflete a legítima preocupação com as questões de biossegurança afeitas ao exercício profissional, relevadas ao nível de prioridade na proteção da saúde do cirurgião-dentista, sua equipe e seus pacientes, soropositivos ou não.

Outrossim, observamos que os centros de atendimento ao paciente HIV/aids não são muitos, e ainda não se faz sentir a incorporação ao currículo das nossas faculdades de conteúdos específicos em aids e odontologia. Este documento, que temos a honra de apresentar, certamente inaugurará o espaço para a mudança dessa realidade.

Sônia Maria Dantas de Souza 
Área Técnica de Saúde Bucal 

Paulo R. Teixeira
Coordenação Nacional de DST e Aids

Visualização

Download



Nenhum comentário