Header Ads

test

Prevenção e saúde nos quilombos


O livro Prevenção e Saúde nos Quilombos é resultado do trabalho de atualização de conhecimentos de agentes comunitários de saúde, de professores e professoras quilombolas que participaram da Oficina de Prevenção e Saúde, realizada com a Comunidade Kalunga nos meses de junho e agosto de 2006, com o acompanhamento da Equipe Técnica do Projeto de Apoio a Comunidades de Quilombos no Brasil – PROACQ.

Com o apoio do Programa Nacional de DST e Aids/ MS/ UNESCO, a oficina realizou-se em três etapas, nos municípios de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre de Goiás, no Estado de Goiás e contou, também, com a parceria das Prefeituras Municipais de Cavalcante e de Teresina de Goiás.

As doenças comentadas neste livro foram escolhidas por serem as que mais aparecem nas comunidades e com o propósito de prevenir outras que, possivelmente, entrarão nas áreas. A atualização de conhecimentos dos agentes de saúde e dos professores quilombolas foi realizada pelo Dr. Lúcio Flávio Castro Nasser - médico infectologista - e pela enfermeira Roseni Abadia Oliveira.

As ilustrações aqui contidas, cujos autores são os próprios quilombolas Kalunga, são resultantes da fixação dos conteúdos sobre as doenças citadas em sala de aula: DST, Aids, Hepatite, Escabiose e Alcoolismo e foram produzidas nas oficinas de desenho realizadas após os temas referentes a cada enfermidade. Também fez parte da fixação do conteúdo da Oficina, o desenvolvimento de letras de músicas, poesias e versos, falando sobre os temas discutidos na Oficina. As letras das músicas foram cantadas com acompanhamento de violão e as poesias e versos declamados por seus compositores, em sala de aula.

A cada capítulo do livro vamos apresentar, com termos bastante populares, cada uma das doenças citadas, com seus sintomas e formas de prevenção. Em seguida, teremos as poesias e letras de músicas dos Kalunga.

No capítulo introdutório, apresentamos uma visão geral sobre a prática da Medicina Tradicional nas comunidades quilombolas. O conhecimento para a cura das doenças aqui apresentadas, o nome das espécies e a descrição do uso que foi partilhado pelos quilombolas e coletado durante as oficinas, não serão aqui publicados para proteger os direitos da Comunidade Kalunga sobre seus conhecimentos tradicionais associados, conforme MP 2.186-16/01. Aqueles que vierem a se interessar por estes conhecimentos, deverão buscar autorização específica junto ao Conselho de Gestão do Patrimônio Genético, do Ministério do Meio Ambiente, em Brasília.

O livro Prevenção e Saúde nos Quilombos tem o propósito de facilitar a promoção da Educação em Saúde e colaborar com a atuação dos agentes comunitários de saúde das comunidades quilombolas no repasse de informações a seus pacientes. Ele busca também fortalecer a necessidade da prevenção em saúde e, desse modo, contribuir para a diminuição da incidência de doenças nas comunidades. A publicação também auxiliará os professores no ensino de noções básicas de saúde a seus alunos, para que estes fiquem alerta e se previnam de doenças. Assim, as comunidades quilombolas, terão, em mãos um instrumento que ajudará na tomada de decisões rápidas e eficientes para a manutenção e prevenção da saúde do grupo.

Marco Fábio da Fonseca Mourão
Presidente do IBrAP

Visualizar

Download

Nenhum comentário