Header Ads

test

HPV


O HPV é um vírus que pode causar verrugas genitais e câncer do colo do útero. É uma infecção sexualmente transmissível que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Neste post, vamos explicar o que é o HPV, como se transmite, quais são os sintomas, como se previne e como se trata.

O que é o HPV?
O HPV é a sigla em inglês para papilomavírus humano. É um grupo de mais de 200 tipos de vírus que podem infectar a pele e as mucosas dos órgãos genitais, da boca e da garganta. Alguns tipos de HPV são considerados de baixo risco, pois causam apenas verrugas genitais, que não são malignas. Outros tipos são considerados de alto risco, pois podem provocar lesões pré-cancerosas ou câncer do colo do útero, da vulva, do ânus, do pênis ou da orofaringe.

Como se transmite o HPV?
O HPV se transmite principalmente pelo contato sexual com uma pessoa infectada. O vírus pode estar presente na pele ou nas mucosas dos órgãos genitais, da boca ou da garganta, mesmo que não haja verrugas ou lesões visíveis. O uso de preservativo pode reduzir o risco de contágio, mas não o elimina completamente, pois o vírus pode estar em áreas não cobertas pelo preservativo. O HPV também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto, se a mãe tiver verrugas genitais ou lesões no colo do útero.

Quais são os sintomas do HPV?
A maioria das pessoas infectadas pelo HPV não apresenta sintomas e desconhece que tem o vírus. Em alguns casos, o vírus pode causar verrugas genitais, que são pequenas saliências na pele ou nas mucosas dos órgãos genitais, da boca ou da garganta. As verrugas podem ter diferentes formas e tamanhos e podem ser únicas ou múltiplas. As verrugas geralmente não causam dor ou coceira, mas podem sangrar ou se infectar se forem manipuladas.

Em outros casos, o vírus pode causar lesões pré-cancerosas ou câncer do colo do útero, da vulva, do ânus, do pênis ou da orofaringe. Essas lesões podem demorar anos para se desenvolver e não costumam causar sintomas na fase inicial. Por isso, é importante fazer exames periódicos para detectar e tratar as lesões antes que elas evoluam para câncer.

Como se previne o HPV?
A principal forma de prevenir o HPV é vacinar-se contra o vírus. A vacina contra o HPV está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. A vacina também pode ser aplicada em pessoas de outras faixas etárias que tenham indicação médica. A vacina protege contra os principais tipos de HPV que causam câncer e verrugas genitais.

Outra forma de prevenir o HPV é usar preservativo em todas as relações sexuais. O preservativo diminui o risco de contágio pelo vírus, mas não o elimina totalmente. Além disso, é recomendável evitar ter múltiplos parceiros sexuais e fazer exames ginecológicos regularmente para detectar e tratar possíveis lesões causadas pelo vírus.

Como se trata o HPV?
O tratamento do HPV depende do tipo e da localização das lesões causadas pelo vírus. As verrugas genitais podem ser tratadas com medicamentos tópicos ou com procedimentos como cauterização, crioterapia ou cirurgia. As lesões pré-cancerosas ou cancerosas devem ser tratadas conforme a gravidade e a extensão das mesmas. O tratamento pode incluir cirurgia, quimioterapia ou radioterapia.

O tratamento do HPV não elimina o vírus do organismo. O vírus pode permanecer latente por anos e voltar a se manifestar em algum momento. Por isso, é importante manter os cuidados preventivos e fazer acompanhamento médico regularmente.

Fontes:
: https://www.inca.gov.br/assuntos/hpv/o-que-e-hpv
: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/hpv
: https://www.minhavida.com.br/saude/temas/hpv
: https://www.paho.org/pt/topicos/vacina-contra-hpv

Nenhum comentário